20 Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira

Critérios de Avaliação

Módulo Embalagem

  • Inovação
  • Diferenciação / Inovação tecnológica
  • Ergonomia / Estrutura / Empilhamento / Transporte
  • Funcionalidade (eficiência do sistema de abertura e fechamento, melhor utilização e aproveitamento do produto)
  • Qualidade (segurança, resistência, matérias-primas, impressão)
  • Apelo de venda frente ao público alvo
  • Clareza das informações / Beleza e harmonia
  • Adequação à sustentabilidade

Módulo Embalagem – Categoria Sustentabilidade

  • Diferencial em sustentabilidade da sua embalagem e sua relevância
  • Desafios enfrentados
  • Posicionamento do produto embalado
  • Eficiência dos processos de produção e distribuição
  • Proteção mais eficiente ao produto
  • Maximização do uso do produto
  • Destinação no pós-consumo

Módulo Embalagem – Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos

  • Redução de perdas/desperdício de alimentos
  • Desafios para implementar a solução
  • Envolvimento da cadeia de suprimentos na implementação
  • Envolvimento da cadeia de distribuição
  • Orientação ao consumidpr para redução do desperdício de alimentos

Módulo Embalagem – Soluções para o Varejo e E-Commerce

  • Eficiência operacional
  • Eficiência logística
  • Qualidade de proteção (segurança, resistência, matérias-primas, impressão)
  • Apresentação e valorização da marca
  • Diferenciação / Inovação tecnológica
  • Melhoria em usabilidade e funcionalidade
  • Adequação à sustentabilidade

Módulo Embalagem – Categoria produtos para exportação

  • Qualidade da embalagem: estrutura, ergonomia, impressão
  • Funcionalidade: sistema de abertura e fechamento, uso e aproveitamento do produto
  • Comunicação estratégica com foco nos mercados alvo
  • Eficiência logística
  • Agregação de valor ao produto a ser exportado
  • Posicionamento estratégico

Módulo Design Gráfico

  • Inovação
  • Criatividade
  • Diferenciação tecnológica
  • Qualidade de impressão
  • Apelo de venda - objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
  • Beleza / harmonia
  • Adequação à sustentabilidade

Módulo Design Estrutural e Tecnologia Categorias Forma e Funcionalidade

  • Formato: diferenciação na categoria
  • Funcionalidade (ergonomia, sistema de abertura e fechamento, empilhamento, utilização e aproveitamento do produto e transporte, forma e estrutura)
  • Atratividade / boa relação entre design gráfico e design estrutural
  • Apelo de venda - objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
  • Adequação à sustentabilidade


Módulo Design Estrutural e Tecnologia – Categoria Tecnologia

  • A tecnologia aplicada
  • Inovação / diferenciação tecnológica no produto final
  • Conversão / impressão no processo
  • Apelo visual
  • Usabilidade / funcionalidade
  • Adequação à sustentabilidade

Módulo Marketing

  • Pertinência com o target
  • Clareza na comunicação do posicionamento da marca/produto
  • Impacto - criatividade / inovação
  • Capacidade de comunicar conceitos e ideias sem o apoio de outras mídias
  • Oportunidade de mercado: a embalagem como estratégia de oportunidade (momento / evento / nicho)
  • Estética
  • Identidade: visual / corporativa
  • A embalagem como veículo que agrega conceito, informação, valor, cultura, conteúdo
  • Adequação à sustentabilidade