INSCREVA-SE

Completando esse ano 25 anos de história, o Prêmio ABRE é a principal competição de embalagem do Brasil, sendo considerado pelo mercado o grande evento de reconhecimento da excelência da embalagem brasileira.

O Prêmio ABRE coloca luz e registra as tendências e movimentos da embalagem brasileira e ao longo de sua trajetória já premiou mais de duas mil embalagens que concorrem nas diversas categorias da competição.

O Prêmio ABRE registra a inovação e os avanços da indústria nacional e reconhece as empresas e os profissionais que atuam na área com o objetivo de levar as embalagens sempre além, provocando, inspirando e renovando a visão de futuro do setor.

Os principais objetivos do Prêmio ABRE são:

Além de incentivar a eficiência dos processos e o desenvolvimento sustentável.

As embalagens inscritas são avaliadas de acordo com os principais quesitos de inovação: funcionalidade, beleza, sustentabilidade, tecnologia, pertinência com o target, propósito da marca, eficiência na exposição e comercialização dos produtos, impacto nos negócios, entre outros.

Veja abaixo alguns dos motivos que mostram a importância de participar de uma premiação:

Por meio da premiação do troféu OURO, PRATA e BRONZE, o Prêmio ABRE confere aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização nacional e internacional das empresas envolvidas e suas embalagens.


Seja protagonista no seu setor de atuação, inscreva as suas embalagens no Prêmio ABRE, o Ícone de Excelência da Embalagem Brasileira!

Seja protagonista no seu setor de atuação, inscreva as suas embalagens no Prêmio ABRE, o Ícone de Excelência da Embalagem Brasileira!



INSCREVA-SE AQUI


Até 18 de junho!


VALORES

Para a Categoria Estudantes a inscrição é GRATUITA.


1º Lote

De 13/03 a 12/05

Valor de cada inscrição
Associado ABRE
de R$ 720,00 por
R$ 650,00
Associações Parceiras
de R$ 800,00 por
R$ 730,00
Não Associado ABRE
de R$ 850,00 por
R$ 780,00


2º Lote

De 13/05 até o final das inscrições

Valor de cada inscrição
Associado ABRE
R$ 720,00
Associações Parceiras
R$ 800,00
Não Associado ABRE
R$ 850,00



CONSELHO DE JURADOS

Gabriel Lopes

Presidente / Abedesign

Silvia Dantas

Diretora / CETEA/ITAL

PRESIDENTES DO JÚRI

Bruno Pereira

Fundador da Ecopopuli e Líder do Comitê ABRE de Sustentabilidade / Ecopopuli

Camila Duarte

Expert em Embalagem

Luis Bartolomei

Fundador e CEO / CBA B+G

Ronald Nossig

Sócio / Varejo 180

Vanessa Queiroz

Sócia-fundadora / Colletivo Design

JURADOS 2025

Arieta Soares

Expert em embalagem

Bernardo Magalhães

Diretor de Criação e Sentido / Libra Design

Carlos Manguetti

Consultor de embalagem / BrainPack

Daniela Menegueli

Pesquisadora Analítico-Tecnológico e Representante da Qualidade / CETEA/ITAL

Gabriela Cestari

Pesquisadora Analítico-Tecnológico / CETEA/ITAL

Gian Franco

Partner & Chief Strategy Officer / Pande

João Raposo

Diretor de criação / Quadrante Design

Julio Neves

Senior Packaging & Innovation Manager / Semina

Laércio Kutiansky

Senior Analyst in Environmental Assessment and Sustainability / USP

Leonardo Boulos

Owner / Studio Dot

Leticia Castro

Diretora Superintendente / CBD

Marjorye Cavazotto

Cofounder / Melt Comuniação

Matheus Vial

Diretor de negócios / Zoom Mais

Mauricio Landini

Diretor / Landini Design

Nélio Bernardeli

Graphic Designer / FutureBrand

Paula Janetti Bócoli

Senior Analytical Technological Researcher / CETEA/ITAL

Ricardo Sastre

Diretor / Mudrá Design

Thiago Guariglia

Coordenador de Design / Heineken

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Gabriel Lopes

Presidente

Abedesign

• Designer com Certificação Profissional no Programa de Transformação Digital pela Massachusetts Institute of Technology, e Inteligência Artificial e Ciência de Dados pela Universidade de Chicago. Gestor de inovação certificado pelo festival de inovação de Boston.
• Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Design.
• Eleito vice delegado do setorial de design e do setorial de artes visuais do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura Economia e Industrias Criativas.
• Vice-presidente Adjunto de Cultura e Tecnologia da Câmara de Comércio Brasil – Canadá e professor de inovação em embalagens no curso de pós graduação de engenharia de embalagens no Instituto Mauá de Tecnologia-IMT. Cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Curador em tecnologias emergentes da São Paulo Tech Week 2020. Criador do ecossistema Be Open Innovation Hacker Space. Empreendedor serial que convergiu a experiência de 20 anos em diversas corporações, dentre as quais: BenchMark, Cacau Show, Brandworks, Team Créatif, Seragini Farnè, Agência Fuel, e Malkovich Design e Comunicação, na criação da Umwelt e Empathy Company, um ecossistema da Economia Criativa com Produtores, Designers, Comunicadores, Publicitários, Cientistas, Comunicadores e Artistas. Nesta atuação, orquestra a combinação ideal entre Criatividade, Computação Afetiva, Data Science, Pessoas direcionados pelo Design e acelerado pela Tecnologia para mapear e desenvolve conexões entre marcas e indivíduos, com foco na inovação e na economia criativa.




Silvia Dantas

Diretora

CETEA/ITAL

Pesquisadora Científica Sênior no Instituto de Tecnologia de Alimentos e diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem, é Engenheira de Alimentos e Doutora em Tecnologia de Alimentos especialidade Embalagem pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. Ampla experiência em Embalagens, com ênfase em interações com os produtos acondicionados, em aspectos regulatórios e segurança de alimentos e em desempenho físico-mecânico de embalagens. Atua em avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade pela norma NBR ISO/IEC 17025. É membro do Conselho Editorial da revista Packaging Technology & Science da Editora Wiley.




Bruno Pereira

Fundador da Ecopopuli e Líder do Comitê ABRE de Sustentabilidade

Ecopopuli

Proponente da Sustentabilidade Positiva: Rentável, fácil, encantadora e que resolve. Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da ABRE e agente de transformação pela Ecopopuli.




Camila Duarte

Expert em Embalagem

Camila Duarte é uma executiva de embalagens com mais de 20 anos de expertise na indústria de alimentos e bebida. Reconhecida por sua capacidade de integrar sustentabilidade e eficiência operacional, Camila continua a moldar o futuro das embalagens com soluções que combinam inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. Em sua trajetória por gigantes como Coca-Cola América Latina, Mondelez International e Mars Inc., liderou equipes multiculturais e orquestrou projetos disruptivos, contribuindo para a transformação do mercado latino-americano com inovações premiadas como a "Garrafa Universal" e a garrafa superleve para água. Camila é formada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP e com pós graduações em Gestão de Negócios e Segurança de Alimentos.




Luis Bartolomei

Fundador e CEO

CBA B+G

Há mais de 30 anos, Luís Bartolomei dedica sua experiência em branding e design para solucionar problemas reais das pessoas e das marcas. Fundou a CBA B+G para materializar esse movimento em criação, posicionamento e expressão de algumas das maiores e mais importantes empresas do mundo, como Nestlé, Heineken, Chandon, Braskem, Colgate-Palmolive, Diageo, Kimberly-Clark, Sanofi e tantas outras. Liderando em toda a América Latina a área criativa e executiva da CBA Design (WPP), Luís é membro do Conselho Consultivo do Design for a Better World Award (DFBW) e já foi jurado do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica.




Ronald Nossig

Sócio

Varejo 180

• Sócio idealizador da VAREJO180
• Sócio fundador do OASISLAB
• Conselheiro da ACSP
• • Conselheiro do Conin – Pateo 76
Membro da Governança do Comércio de Londrina
• Conselheiro do IBEI (Instituto Brasileiro de Empreendedorismo e Inovação)





Vanessa Queiroz

Sócia-fundadora

Colletivo Design

Vanessa Queiroz é designer e empreendedora, cofundadora do Colletivo – Estúdio Brasileiro de Design e Comunicação, escritório premiado que há mais de 20 anos atua nas áreas de branding, identidade visual, ilustração e embalagens — sempre com o objetivo de criar soluções inovadoras e personalizadas, tão únicas quanto os desafios e demandas de cada projeto, gerando assim impacto real para os clientes.
Ela lidera as áreas de Novos Negócios e Relacionamento, com foco em construir parcerias estratégicas e alcançar resultados que reforcem o potencial transformador do design. Em especial, na gestão e comunicação de marcas, por meio da construção e materialização de posicionamentos e do acompanhamento de sua aplicação. Nesse segmento, o estúdio tem desenvolvido trabalhos para grandes clientes, como Ambev, Itaú, Spotify, GoldKo, Natura, Licor 43 e Vulcabras, bem como importantes iniciativas no setor de entretenimento.

Palestras e Liderança no Setor Criativo

Vanessa já realizou mais de 100 palestras no Brasil e no exterior, compartilhando sua experiência e visão sobre design, empreendedorismo e inovação. Entre suas contribuições de destaque, estão:
• foi diretora da ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) e do BDA (Brasil Design Awards), a maior premiação de design no Brasil, em 2022 e 2023;
• atuou durante 10 anos na ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos) como diretora e conselheira, tendo liderado a realização de edições da Bienal de Design Gráfico nas cidades de São Paulo, Brasília, Curitiba e Aracajú;
• foi a única jurada brasileira de design no One Show NY 2022;
• foi presidente do júri de Design Gráfico no BDA em 2020.

Reconhecimentos e Premiações

Ao longo de sua trajetória, Vanessa conquistou importantes prêmios, como:
• Leão de Prata em Cannes (2021) com o sistema de design de IDVERSE.org;
• três Grand Prix no BDA (Brasil Design Awards), em 2020, 2021 e 2024;
• premiações na Bienal de Design Gráfico, com projetos para marcas como Gatorade, Bohemia, Colorado e o livro Textos Putos;
• inclusão na lista das 50 pessoas mais inovadoras em comunicação e marketing pela revista ProXXIma;
• inclusão na lista das 30 vozes que transformaram o mercado de criação pelo projeto @papelecaneta.




Arieta Soares

Expert em embalagem

Profissional com mais de 20 anos de experiência na cadeia de embalagens, onde construí minha carreira em empresas de bens de consumo como Arcor do Brasil e BRF Pet, ocupando posições técnicas e de liderança. Em minha última atuação corporativa, fui Coordenadora de Desenvolvimento de Embalagens, liderei times multidisciplinares e projetos reconhecidos nacionalmente — entre eles, a premiada embalagem Box Pouch da Ração Guabi Natural, vencedora prata do Prêmio ABRE 2021.
Formada em Química e Gestão da Produção Industrial, e uma apaixonada por sustentabilidade e economia circular.
Hoje atuo como consultora de embalagens, apoiando empresas na criação de soluções inovadoras, propondo estratégias de marca em soluções viáveis, sustentáveis e competitivas. Atuo integrando áreas, avaliando o ciclo completo da embalagem e orientando decisões com foco em impacto de negócio e exigências do mercado contemporâneo.




Bernardo Magalhães

Diretor de Criação e Sentido

Libra Design

Amazônida, paraense, pai da Gaia e empreendedor em branding e design desde 2006 à frente da agência Libra. Propõe a construção de sentido para aprimorar a performance das marcas por meio de relevância, consistência e efetividade - atendendo de grandes empresas a organizações do terceiro setor e comunidades agroflorestais. Autor da metodologia Ludovia, que é um conjunto de ferramentas lúdicas para propor caminhos estratégicos para as marcas de forma co-criativa e autêntica. Vencedor dos prêmios ABRE (bronze 2021, prata 2023, ouro 2024), Brasil Design Awards (2022) e Design for a Better World (2022). Júri do Brasil Design Award (2024). Co-autor do livro DNA (Design Nacional Ancestral) Brasileiro, a ser lançado em 2025 pelo SENAC.




Carlos Manguetti

Consultor de embalagem

BrainPack

Engenheiro de Materiais especialista em Polímeros pela UFSCAR com 17 anos de experiência em desenvolvimento, inovação e otimização de processos com atuação nos segmentos farmacêutico, cosmético, alimentício, químico, plástico e automotivo. Apresenta carreira desenvolvida em empresas como Hypera Pharma, Grupo Boticário e Caterpillar focada em desenvolvimento de embalagens, aplicação de metodologia seis sigma na validação de processos e iniciativas de inovação.
Atualmente atua como consultor na BRAINPACK liderando projetos estratégicos para diversas empresas incluindo startups de cosméticos com foco em desenvolvimento de embalagens, viabilidade técnico-financeira e gestão de fornecedores.




Daniela Menegueli

Pesquisadora Analítico-Tecnológico e Representante da Qualidade

CETEA/ITAL

Profissional com experiência na área de embalagens, atuando desde 2009 como Pesquisadora no Cetea/Ital. Possui sólida atuação na avaliação do desempenho físico e mecânico de embalagens, com ênfase em sistemas de fechamento e requisitos de qualidade para produtos farmacêuticos e para a saúde. Representante da Qualidade do Cetea, com expertise na avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Experiência anterior na área de Garantia da Qualidade, com foco em desenvolvimento e implementação de procedimentos, controle de qualidade de matérias-primas e processos, gestão de riscos, treinamentos de colaboradores, condução de auditorias e participação em certificações como HACCP, BPF e Halal.




Gabriela Cestari

Pesquisadora Analítico-Tecnológico

CETEA/ITAL

Atualmente, atua como Pesquisadora Analítico-Tecnológico no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea/Ital), com foco nas áreas de Embalagens Metálicas e Análise Sensorial para avaliação do potencial de contaminação sensorial. Com mais de 15 anos de experiência na área de interação embalagem-produto, desenvolve atividades de pesquisa e assistência tecnológica relacionadas a embalagens metálicas, abrangendo avaliação de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos, corrosão interna e externa e revestimentos orgânicos, como vernizes e vedantes. É graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).




Gian Franco

Partner & Chief Strategy Officer

Pande

Gian Franco Rocchiccioli é publicitário, empreendedor e atua há mais de 27 anos no mercado de Design. É sócio de um dos principais escritórios de Design da América Latina, a Pande, agência na qual defende o papel estratégico do pensamento do Design e sua importância na transformação dos negócios no mundo atual. Como conselheiro da ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design – esteve à frente dos principais movimentos do setor ao longo dos últimos 15 anos. Mentor e investidor em Startups é autor de diversos livros: "O Segredo de Ebbinghaus" (2009) / "Descentralizada – Uma nova mentalidade" (2022) / "VALOR - Um ensaio sobre as escolhas humanas" (2023) / “TROCANDO A LENTE: Uma nova escola de pensamento estratégico” (2025).




João Raposo

Diretor de criação

Quadrante Design

Doutor em Design pela UNESP-BAURU. Mestre em Design pela UFMA. Especialista em Gestão da Comunicação pela UFMA. Especialista em Design Estratégico pelo Istituto Europeo Di Design. Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão, das disciplinas Gestão em Design e Metodologia Visual.
Atua principalmente nos seguintes temas: design, design estratégico, embalagem, design de serviços, place branding e identidade de marca.




Julio Neves

Senior Packaging & Innovation Manager

Semina

Graduado em Desenho Industrial (Universidade Santa Cecilia – Santos), pós-graduado em Administração Industrial (Fundação Vanzolini-USP) e Mestre em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Possui 35 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens em Indústrias de Bens de Consumo nos segmentos Farmacêutico e Cosmético, como Biolab, Natura, Positiv.a e Semina. Atua também como consultor em Inovação, Biomimética e Desenvolvimento de Embalagens. Professor no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia no Curso de Pós-graduação de Engenharia de Embalagem e no Centro Universitário SENAI-SP nos cursos de Graduação e Pós-Graduação – Campus Theobaldo De Nigris. Hoje responde pelo Desenvolvimento de Embalagens da empresa Semina.




Laércio Kutiansky

Senior Analyst in Environmental Assessment and Sustainability

USP

• Experiência na elaboração de indicadores de sustentabilidade corporativa, gestão ambiental e
economia circular;
• Leed Auditor IS0 9001 e IS0 14001 pelo IEMAS;
• Consultor Sênior da SEMEAR ENGENHARIA AMBIENTAL e LKR CONSULT.
• 15 anos de atuação em Inventários de Ciclo de Vida de produtos agroindustriais, material de
construção e embalagens para atender BD internacionais (ecoinvent, Agrofootprint, GLFI, Embrapa);
• Químico Industrial, Mestre em Engenharia de Materiais pela UFSCAr e Doutorando em
Sustentabilidade pela EACH/USP.
• Responsável Técnico ART em projetos para elaboração de estudos de ACV setor petroquímico e
biopolímeros;
• Experiência com indicadores socioambientais para Relato Integrado (IIRC), GRI(WRI), ISE (B3), Índice
de Recircularidade (IC);); Indicadores ASG/ESG;
• Revisor de Declaração Ambiental de Produtos (DAP/EPD) e de Inventários de GEE GHG Protocol;
• Membro da Diretoria da ABCV – Associação Brasileira de Ciclo de Vida.
• Professor Substituto do Curso MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais do PECE-POLI-USP.




Leonardo Boulos

Owner

Studio Dot

Leonardo Boulos, profissional com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de embalagem e treinamento técnico ao redor do tema. Leonardo coordenou equipes e projetos para grandes empresas como Coca-Cola, Ambev, Pepsico, Mondelez, Unilever e BRF. Atualmente é head da agência DOT , agência especializada em Estratégia de Marca e Premedia, e da ESFERA, braço educativo da agência.




Leticia Castro

Diretora Superintendente

CBD

Letícia Castro é Diretora Superintendente do Centro Brasil Design, onde desempenha atividades e projetos relacionados à promoção do design no Brasil. Dentre inúmeros projetos foi responsável pela coordenação da Bienal Brasileira de Design 2010, do Diagnóstico do Design Brasileiro, do Design Excellence Brazil, de três edições do programa Design Export. Desde 2021 coordena o prêmio Design for a Better World, uma premiação que promove mudanças positivas no mundo e contribui para enaltecer os Ods.
Possui uma atuação significativa no cenário nacional e internacional do design por meio da participação em júris de design, eventos e seminários. Um destaque para participação como jurada no IF Design Student Award, prêmios Clap, Latampack e Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. É vice-presidente do Global Design Industry Association (GDIO) na China, tem atuado como representante brasileira no World International Design Competition (WIDC) na China e no iF Design Award na Alemanha.
É Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE, possui pós-graduação em Administração e Marketing pela mesma instituição e é graduada em Design de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Atua há vinte e cinco anos nas áreas do design, inovação e sustentabilidade aplicando todo seu conhecimento para a promoção, crescimento e consolidação do design no Brasil e internacionalmente, tendo promovido o uso do design em mais de 5000 empresas no Brasil.




Marjorye Cavazotto

Cofounder

Melt Comuniação

Marjorye Cavazotto é cofundadora e estrategista de marcas na MELT Design, estúdio brasileiro com mais de 3.000 embalagens no portfólio e reconhecimentos em premiações como Pentawards, LAD e Dieline. Com 16 anos de experiência no mercado, é formada em Design Gráfico, de Produtos e Interfaces pela FACAMP, com especialização em Branding Innovation pela Rio Branco. Atua na gestão da MELT unindo visão estratégica, relacionamento com clientes, vendas e uma boa dose de “mão na massa” nos projetos de design.




Matheus Vial

Diretor de negócios

Zoom Mais

Sócio fundador da Zoom Mais, estúdio criativo com mais de 17 anos de atuação em design de embalagens e branding, e premiado nas principais premiações do design nacional como o Prêmio ABRE e BDA.
Formado em Administração de Empresas e com mais de 20 anos de experiência em embalagens, também atuou na indústria gráfica de conversão de embalagens flexíveis nos primeiros anos da carreira.
É reconhecido pela capacidade de construir relacionamentos estratégicos e duradouros e pela visão aplicada do design para os negócios. Movido pela paixão pelo design de embalagens e pelo compromisso em gerar valor real para seus clientes através dos projetos que desenvolve.




Mauricio Landini

Diretor

Landini Design

Fundador da Landini Design — estúdio com 29 anos de história — Mauricio Landini tem sua trajetória marcada pelo desenvolvimento de soluções em design gráfico para clientes dos setores editorial, educacional e varejista. Arquiteto de formação e mestre em Comunicação, foi professor universitário durante 22 anos, período em que também se dedicou à pesquisa e à orientação acadêmica na área do design.
Com uma carreira que integra prática de mercado e reflexão crítica, já atuou como jurado, palestrante e membro de bancas em eventos e instituições do setor criativo. Atualmente, concilia a direção criativa com a consultoria estratégica nas duas empresas do grupo: Landini Design — especializada em embalagens, marcas e sinalização — e Landini Mídia, voltada ao planejamento e desenvolvimento de soluções em mídia.




Nélio Bernardeli

Graphic Designer

FutureBrand

Graduado em design pelo Mackenzie, também fez cursos de liderança e branding no Insper e na FGV. Ele começou a trabalhar com marcas há 20 anos, ajudando a construir marcas icônicas em diferentes categorias de bens de consumo ao redor do mundo.
Desde 2009 na FutureBrand, Nelio liderou projetos para clientes como Nestlé, P&G, JBS, L’Occitane e Campari. Ao longo de sua carreira, tem colaborado para dar vida a marcas como Nescafé, Moça, Seara, Pampers, L’Occitane au Brésil e SKYY Vodka.
Trabalhando em estreita colaboração com clientes e equipes, ele acredita que um profundo conhecimento dos negócios é essencial para gerar experiências de marca impactantes.
“A complexidade das necessidades e desafios dos clientes são o combustível para a criatividade. Então, como time, temos que criar algumas faíscas que nos levem a grandes ideias".




Paula Janetti Bócoli

Senior Analytical Technological Researcher

CETEA/ITAL

Doutoranda em Tecnologia de Alimentos na FEA-Unicamp, com pesquisa focada no desenvolvimento de estruturas de filmes de BOPP otimizadas para reciclagem. É mestre em Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais e Processos de Fabricação, pela FEM-Unicamp, e possui pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela FEA-Unicamp.
Desde 2013, atua como pesquisadora no Cetea/Ital, com experiência nas áreas de embalagens de vidro para os setores alimentício e farmacêutico, embalagens para produtos para saúde e caracterização de materiais por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV/EDX).




Ricardo Sastre

Diretor

Mudrá Design

• Diretor da Mudrá Design
• Presidente da APdesign RS
• Pós-Doutor em Design sustentável, pesquisador, escritor, consultor, músico e professor.




Thiago Guariglia

Coordenador de Design

Heineken

Thiago Guariglia é Coordenador de Design na Heineken Brasil, onde lidera a Gestão e Desenvolvimento de Identidade Visual de marcas como Heineken, Eisenbahn, Baden Baden e Devassa. Com formação em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e MBA em Gestão de Marcas pela BSP – Business School São Paulo, Thiago também foi um dos líderes do projeto PAX Heineken, uma iniciativa de desenvolvimento criativo para o time de Marketing da empresa, em parceria com a Escola Panamericana de Artes. Sua experiência prévia como Designer de Embalagens em alguns escritórios brasileiros, abrange projetos para empresas como Unilever, BRF, Pernod Ricard, Nestlé, Mondelez, PepsiCo e Leroy Merlin.




REGULAMENTO


1. Cronograma


Principais datas do 25º Prêmio ABRE (sujeito a alterações)


Data

Início do 1º lote de inscrições de embalagem

13 de março

Final do 1º lote de inscrições de embalagem

12 de maio

Início do 2º lote de inscrições de embalagem

13 de maio

Final do 2º lote e último lote de inscrições de embalagem
(Prazo final de inscrição)

18 de junho

Início do Voto Popular

15 de julho

1ª fase de julgamento

24 a 29 de julho

Divulgação da Shorlist

01 de agosto

Prazo final para envio das amostras de embalagem que passaram para a 2ª fase de julgamento

15 de agosto

2ª fase de julgamento (Conselho de Jurados)

20 e 21 de agosto

Cerimônia de Premiação

02 de outubro

2. Prazo de Inscrição


Inscrições até 18 de junho de 2025


Podem ser inscritas na 25ª edição do Prêmio ABRE embalagens desenvolvidas ou reprojetadas entre o período de:

1º de janeiro de 2024 a 30 de junho de 2025 e que já estejam em circulação no mercado nacional.


Exceção feita à categoria Exportação, categoria dedicada à inscrição de embalagens criadas e/ou produzidas no Brasil para o mercado internacional.

Importante

  • As embalagens concorrentes devem conter pelo menos um componente produzido no Brasil (embalagem, insumo e/ou complemento).
  • Caso apenas o design da embalagem tenha sido feito no Brasil, ela deverá concorrer no Módulo Design Gráfico.

3. Módulos, categorias e critérios de avaliação





3.1. Módulo Embalagem e Mercado


Podem inscrever embalagens nesse módulo:

  • Agências de design de embalagem
  • Fabricantes de produto (donos de marca)
  • Redes de varejo
  • Fabricantes de:
    • Embalagens
    • Máquinas e equipamentos
  • Fornecedores de:
    • Insumos
    • Mátérias-primas
    • Acessórios

Categorias

  1. Alimentos doces
  2. Alimentos salgados
  3. Bebidas alcoólicas
  4. Bebidas não alcoólicas
  5. Pet food, pet care e acessórios
  6. Cosméticos e higiene pessoal
  7. Perfumes
  8. Medicamentos, nutracêuticos e vitaminas
    (exemplos: whey protein, creatina, ômega 3, vitaminas em geral, colágeno e outros)
  9. Food service, delivery e take away
  10. Produtos em geral
  11. Embalagem para MPE’s
  12. Família de produtos
    Será considerada uma Família: linha de produtos com 02 (duas) ou mais variações de estrutura, formato e/ou material de embalagem. Exemplos: xampu, condicionador e máscara; linha de maquiagem; sabão líquido e em pó, entre outros.
  13. Promocional
    Embalagens desenvolvidas especificamente para eventos, datas comemorativas, distribuição de brindes e amostras, como por exemplo: embalagens desenvolvidas para um lançamento de produto, press kits, convites, ou seja, embalagens que não sejam de linha, que são criadas para uma ocasião especial e não podem ser compradas no mercado físico ou online.

Critérios de avaliação para todas as categorias do Módulo Embalagem e Mercado

  • Design gráfico
  • Formato
  • Funcionalidade
  • Diferencial tecnológico
  • Inovação
  • Sustentabilidade
  • Comunicação e experiência do consumidor
  • Performance no varejo e na cadeia de abastecimento

3.2. Módulo Design Gráfico


Podem inscrever embalagens nesse módulo empresas que tenham sido responsáveis pelo design gráfico, como por exemplo:


  • Agências de design de embalagem
  • Fabricantes de produto (donos de marca)
  • Redes de varejo

Categorias

  1. Alimentos doces
  2. Alimentos salgados
  3. Bebidas não alcoólicas
  4. Bebidas alcoólicas
  5. Cosméticos, higiene pessoal e perfumaria
  6. Produtos em geral
  7. Família de produtos
    Será considerada uma Família: linha de produtos com 02 (duas) ou mais variações de estrutura, formato e/ou material de embalagem. Exemplos: xampu, condicionador e máscara; linha de maquiagem; sabão líquido e em pó, entre outros.
  8. Redesign gráfico – Alimentos e bebidas
  9. Redesign gráfico – Produtos em geral

Critérios de avaliação para todas as categorias do Módulo Design Gráfico
  • Qualidade e inovação do design gráfico
  • Diferenciais do design gráfico
  • Inovação
  • Comunicação e experiência do consumidor


3.3. Módulo Design Estrutural e Tecnologia


Podem inscrever embalagens nesse módulo que tenham sido responsáveis pela estrutura da embalagem e por aspectos tecnológicos, como por exemplo:

  • Fabricantes de:
    • Embalagens
    • Máquinas e equipamentos
  • Fornecedores de:
    • Insumos
    • Mátérias-primas
    • Acessórios
  • Fabricantes de produto (donos de marca)

Categorias

  1. Forma
  2. Funcionalidade
  3. Redesign estrutural
  4. Tecnologia

Critérios de avaliação


Categoria Forma
  • Formato
  • Sustentabilidade
  • Inovação
  • Diferencial tecnológico
  • Agregação de valor e experiência do consumidor
  • Performance no varejo e na cadeia de abastecimento

Categoria Funcionalidade
  • Funcionalidade
  • Inovação
  • Diferencial tecnológico
  • Sustentabilidade
  • Comunicação e experiência do consumidor

Categoria Redesign Estrutural
  • Formato
  • Funcionalidade
  • Sustentabilidade
  • Inovação
  • Diferencial tecnológico
  • Agregação de valor e experiência do consumidor
  • Performance no varejo e na cadeia de abastecimento

Categoria Tecnologia
  • Funcionalidade
  • Diferencial tecnológico
  • Inovação
  • Sustentabilidade
  • Eficiência


3.4. Módulo Estratégico


Podem inscrever embalagens nesse módulo:

  • Agências de design de embalagem
  • Fabricantes de produto (donos de marca)
  • Redes de varejo
  • Fabricantes de:
    • Embalagens
    • Máquinas e equipamentos
  • Fornecedores de:
    • Insumos
    • Mátérias-primas
    • Acessórios

Exceção

A participação na categoria Marketing e Branding é EXCLUSIVA para os Donos da Marca. Nessa categoria a inscrição pode ser feita em conjunto com o fornecedor ou à agência, desde que autorizado pelo dono da marca.


Categorias


Sustentabilidade

Tem como objetivo reconhecer embalagens que contribuem com o consumo responsável, melhorando a qualidade de vida, minimizando impactos no sistema [produto-embalagem-distribuição-armazenagem-preparação-consumo-pós consumo] e educando/engajando o consumidor para a realização de escolhas conscientes.

Para referência durante a inscrição, recomenda-se consultar os materiais desenvolvidos pela ABRE:

Cartilhas

Recomenda-se o uso da simbologia técnica de descarte seletivo bem como a adesão à Plataforma Lupinha.

Importante:

  • Alguns projetos de sustentabilidade focam na troca (ou eliminação) de materiais de embalagem. Nesses casos, é importante explicar suficientemente, com referências, como tal troca (ou eliminação) aumenta a sustentabilidade na cadeia de consumo.
  • Sabe-se que toda ação de consumo gera impactos ambientais. Citações absolutas como “sustentável”, “elimina impactos”, etc. reduzem a credibilidade da inscrição (ou aspecto ambiental da embalagem).
  • Elementos de comunicação ao consumidor que reforcem mitos/desinformação de sustentabilidade reduzem a credibilidade da inscrição.

Critérios de avaliação da categoria Sustentabilidade
  • Benefício ambiental e sua relevância no sistema produto-embalagem-distribuição-armazenagem-preparação-consumo-pós consumo
  • Benefício social e sua relevância
  • Desafios enfrentados
  • Inovação
  • Destinação no pós-consumo (reúso, reciclagem, separação clara)
  • Eficiência da embalagem, materiais, distribuição e/ou produção
  • Maximização do uso do produto
  • Comunicação/orientação ao consumidor

Soluções para Varejo e E-commerce

Essa categoria avaliará critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas, potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.


Critérios de avaliação da categoria Soluções para Varejo e E-commerce
  • Adequação à sustentabilidade
  • Apresentação e valorização da marca
  • Inovação
  • Diferencial tecnológico
  • Eficiência logística
  • Fração/volume/quantidade adequada ao canal
  • Eficiência operacional neste canal
  • Melhoria em usabilidade e funcionalidade
  • Qualidade de proteção (segurança, Inviolabilidade, resistência, matérias-primas, impressão)

Marketing & Branding


Critérios de avaliação da categoria Marketing & Branding
  • Inovação
  • Capacidade de comunicar conceitos e ideias sem o apoio de outras mídias
  • Clareza na comunicação do posicionamento da marca/produto
  • Identidade: visual / corporativa
  • Impacto: criatividade / inovação / posicionamento inovador dentro deste segmento
  • Oportunidade de mercado: a embalagem como estratégia de oportunidade (momento / evento / nicho)

Exportação

Embalagens criadas e/ou desenvolvidas no Brasil para o mercado exterior. Esta categoria avaliará a embalagem como ferramenta de competitividade para os produtos brasileiros para exportação. Será avaliada a qualidade da embalagem, funcionalidade, comunicação gráfica estratégica com foco nos mercados alvo, qualidade de impressão, agregação de valor ao produto a ser exportado e seu posicionamento estratégico.


Critérios de avaliação da categoria Exportação
  • Valor agregado ao produto exportado
  • Apelo de venda frente ao público-alvo / objetividade de posicionamento do produto em sua categoria
  • Inovação
  • Eficiência logística
  • Clareza das informações

3.5. Módulo Especial


Categorias


Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos

O objetivo desta categoria é premiar as embalagens que apresentem novas tecnologias de materiais, barreira, manuseio, armazenamento ou transporte, funcionalidade, soluções de refechamento, extensão do shelf life do produto, porcionamento ou comunicação com o objetivo de reduzir as perdas ou o desperdício de alimentos – seja durante a etapa entre o produtor e os centros de distribuição e varejo – perdas; ou durante o processo de consumo e armazenamento pelos consumidores – desperdício.


Critérios de avaliação da categoria Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos
  • Contribuição para redução de perdas/desperdício de alimentos
  • Desafios para implementar a solução
  • Envolvimento da cadeia de distribuição
  • Envolvimento da cadeia de suprimentos na implementação
  • Orientação ao consumidor para redução do desperdício de alimentos

 

Estudantes

A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.


Critérios de avaliação da categoria Estudantes
  • Design gráfico
  • Formato
  • Funcionalidade
  • Diferencial tecnológico
  • Inovação
  • Sustentabilidade
  • Comunicação e experiência do consumidor

Voto Popular

Toda embalagem regularmente inscrita em uma ou mais categorias dos módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico, concorrerá automaticamente ao Voto Popular. Para isso, é necessário anexar à ficha de inscrição uma imagem no formato 800x800 pixels que será usada na página de votação do Voto Popular juntamente com o texto do campo “Descrição do Projeto”.

Caso o concorrente não queira que a embalagem participe do Voto Popular ele poderá fazer essa opção clicando no botão “Não quero que essa embalagem participe do Voto Popular”.


Critério de avaliação da categoria Voto Popular
  • Nessa categoria, a embalagem será avaliada pelo consumidor que terá a disposição, em site específico, a imagem e o texto do campo “Descrição do Projeto”.

Observação:

A imagem da embalagem, com seu respectivo texto, aparecerá apenas uma vez na página do Voto Popular, mesmo que a embalagem esteja inscrita em duas ou mais categorias.

4. Procedimentos para inscrição


A ficha de inscrição do 25º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está disponível exclusivamente no site – www.premioabre.org.br.


Para ter validade, a inscrição deverá:

  • Obedecer a todos os requisitos estabelecidos neste regulamento
  • Ter sido paga
  • Preencher a ficha de acordo com esse regulamento, o que significa:
    • Preencher de forma clara e objetiva todos os campos obrigatórios.
    • Fazer upload de imagens e vídeo seguindo os requisitos estabelecidos.
    • Não incluir logo do fornecedor de embalagem, matéria-prima, acessórios e insumos e agência de design nas imagens e vídeo anexados.
    • Na ficha de inscrição existem campos específicos para citar quem são os fornecedores da embalagem, da matéria-prima, dos insumos e acessórios e a agência responsável pelo design sendo, portanto, PROIBIDA a menção desses fornecedores nos demais campos da inscrição. Essa observação é válida mesmo que seja uma dessas empresas a responsável pela inscrição*.
      * A inclusão do nome das empresas fornecedoras e agência de design fora dos campos permitidos, como citado acima, incorrerá no cancelamento da inscrição.

Atenção!

  • Para inscrição e primeira etapa de julgamento não é necessário enviar amostras das embalagens.
  • A 1ª etapa de julgamento é online e é realizada através de sistema específico de avaliação, por meio das imagens, vídeo e textos preenchidos na ficha de inscrição.
  • A 2ª etapa de julgamento (conselho de jurados) é presencial e nessa fase é necessário que as amostras das embalagens que passaram para a 2ª etapa sejam enviadas para a ABRE.
  • A ABRE comunicará, em tempo oportuno, as empresas cujas embalagens passarem para a segunda etapa de julgamento (conselho de jurados) para que haja tempo hábil de envio dessas amostras.

Informações importantes para o envio de amostras para a segunda etapa de julgamento, o Conselho de Jurados:

  • Deverão ser enviadas 02 (duas) amostras de cada embalagem classificada para a segunda etapa de julgamento (Conselho de Jurados).
  • No caso de a inscrição referir-se a uma linha ou família de produtos muito extensa, não é obrigatório o envio de todos os itens. Mas é importante que os itens submetidos ao julgamento sejam representativos do conjunto, para que os jurados possam avaliar a inscrição de forma adequada. Nesse caso, também é necessário o envio de 2 (duas) amostras de cada produto.
  • As amostras devem estar acondicionadas em caixas bem protegidas, para evitar danos que possam inviabilizar sua análise pelos jurados. Embalagens de produtos perecíveis ou que necessitem de refrigeração devem ser enviadas vazias e limpas. Uma alternativa é o envio de mock-ups.
  • As embalagens devem ser enviadas completas. O envio de apenas partes ou componentes (ex: somente rótulo, tampa, válvula ou caixa) desclassifica automaticamente a inscrição, ainda que o diferencial do projeto seja o elemento enviado.

Para as categorias Redesign de Embalagem – Alimentos e bebidas e Produtos em geral (módulo Design Gráfico) e Redesign Estrutural (módulo Design Estrutural e Tecnologia):

  • Devem ser enviadas 02 (duas amostras da embalagem nova) e ao menos 01 (uma) amostra da embalagem antiga que devem estar devidamente identificadas como novas e antigas. Caso seja inviável enviar a amostra física da embalagem antiga é necessário enviar um material (imagem, foto, prancha, etc) dessa embalagem para que os jurados possam fazer a correta avaliação. Importante ressaltar que não existe a possibilidade de avaliar um redesign sem a referência da embalagem antiga.
  • As caixas contendo as amostras devem trazer, em lugar visível, os dados do Remetente e o Número da Inscrição (ID) fornecido no processo de inscrição online. No caso de mais de uma inscrição estar contida na caixa de envio, indicar o número de todas as inscrições, em ordem crescente.
  • Valerá, para efeito de adequação ao prazo acima mencionado, a data de RECEBIMENTO do material, e não a da postagem.

Para a categoria Estudantes, do Módulo Especial:

  • Deverá ser enviado o MOCK-UP FÍSICO dos projetos que se classifiquem para a segunda etapa de julgamento, o Conselho de Jurados.
  • Só serão avaliados, no Conselho de Jurados, projetos cujos estudantes enviarem o MOCK-UP FÍSICO, caso o mock-up físico não seja enviado no prazo estabelecido o projeto será desclassificado.

Endereço para envio das amostras e mock-ups:

  • Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 / 18º andar – Alto de Pinheiros
    Torre Comercial do Shopping Villa Lobos
    05477-903 – São Paulo/SP
    Aos cuidados de Kika Palhares


a) Procedimentos para inscrição nos Módulos:

• Embalagem e Mercado
• Design Gráfico
• Design Estrutural e Tecnologia
• Estratégico


Observação importante:

O texto de defesa da embalagem é uma das principais ferramentas que o jurado tem para avaliar a embalagem inscrita, portanto, é fundamental que ele seja bem escrito e detalhe de forma clara, todos os diferenciais de embalagem, sejam eles técnicos, de design gráfico, funcionais, etc.

No texto de defesa, dê especial importância e atenção do primeiro campo “Descrição do Projeto”, pois ele será o primeiro a ser lido pelo jurado. Seja objetivo e não use texto publicitário. Traga na sua defesa respostas para perguntas como:

  • Para que serve?
  • Qual problema a embalagem resolve?
  • Qual é o benefício que a embalagem traz para o usuário, seja ele um brand owner ou o consumidor final?
  • O que torna essa embalagem única em comparação com embalagens semelhantes?
  • Quais os principais diferenciais da embalagem em design, inovação, tecnologia, funcionalidade?
  • Por que o júri deve premiar essa embalagem?


Mídia a ser enviada junto com ficha de inscrição


Importante!

Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.

Foto/imagens

Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).

Atenção!
  • Não insira texto adicional na imagem como legendas ou títulos

Imagens principais

É obrigatória a inclusão de ao menos DUAS IMAGENS principais (foto 01 e foto 02).

De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:

  • Funcionalidade de abertura e fechamento
  • Montagem e desmontagem
  • Encaixe
  • Detalhes de impressão
  • Formato
  • Pega
  • Empilhamento
  • Otimização de espaço
  • Entre outros

Especificações das fotos

A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.


Observações importantes
  • Nas categorias de Redesign de Embalagens é obrigatório o upload de, ao menos, uma imagem da embalagem antiga que deve estar devidamente identificada como sendo a antiga
  • No caso de uma montagem de imagens, por exemplo, a embalagem antiga ao lado da embalagem nova, é obrigatória a identificação de qual é a embalagem antiga e qual é a nova (exemplo abaixo)
  • É permitida a inserção de apenas uma imagem de mock-up digital, as demais imagens devem ser fotos reais da embalagem


Imagem do Voto Popular

A foto do voto popular é utilizada, para além da votação aberta ao público, para diversas outras divulgações que exijam formato quadrado. Por isso ela é obrigatória, mesmo que a embalagem não concorra nessa categoria especial


Especificação da foto

A imagem deve ser quadrada e ter exatamente 800 x 800 pixels. O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 0.5Mb de tamanho.



Vídeo

Atenção!
  • Deve ser inserido um vídeo que ajude a entender a embalagem, um vídeo explicativo e não uma propaganda.
  • O vídeo de propaganda poderá fazer sentido apenas na categoria Marketing & Branding, do módulo Estratégico, para exemplificar como a embalagem foi utilizada na comunicação do produto.
  • A inclusão do vídeo é opcional.

Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:

  • Facilidade de abertura e fechamento
  • Facilidade de aplicação do produto
  • Detalhes de impressão
  • Detalhes da tampa
  • Dispositivos de segurança
  • Detalhes do design gráfico
  • Encaixe
  • Entre outros

Especificação do vídeo

Serão aceitos vídeos de até 01 (um) minuto de duração. O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 (um) de extensão.


Observação importante:

O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.


Logotipo

Dever ser feito o upload do logotipo da empresa que está inscrevendo em formato de imagem bitmap (jpg, png ou webp).



b) Procedimentos para inscrição na Categoria Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos

A inscrição na categoria Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos está vinculada à inscrição de uma ou mais embalagens nas categorias onde podem ser inscritos produtos alimentícios dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico. São elas:


Módulo Embalagem e Mercado

Categorias

  • Alimentos Doces
  • Alimentos Salgados
  • Food Service, Delivery e Take Away
  • Bebidas não alcoólicas
  • Família de produtos

Módulo Design Gráfico

Categorias

  • Alimentos Doces
  • Alimentos Salgados
  • Bebidas não alcoólicas
  • Família de produtos
  • Redesign gráfico– Alimentos e bebidas

Módulo Design Estrutural e Tecnologia

Categorias

  • Forma
  • Funcionalidade
  • Redesign Estrutural
  • Tecnologia

Ao inscrever uma ou mais embalagens nas categorias acima citadas, o concorrente poderá optar por preencher o campo designado para a defesa dos requisitos que a(s) embalagem(ns) traz(em) na contribuição para reduzir perdas e desperdício de alimentos. Ao preencher esse campo a embalagem estará automática e gratuitamente concorrendo também à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos, que será avaliada por um corpo de jurados especialista no tema. Ou seja, ao preencher esses campos a embalagem concorrerá à categoria a qual se inscreveu mais à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos.


c) Procedimentos para inscrição na Categoria Estudantes

A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.

Os projetos de embalagem a serem inscritos não podem ter tido os direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem podem ter sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.


Ficha de inscrição

É obrigatório o completo preenchimento da ficha de inscrição para cada projeto inscrito, via internet – www.premioabre.org.br.

É necessário anexar à ficha de inscrição um documento que comprove a condição de estudante, como por exemplo, número de matrícula, comprovante de pagamento de mensalidade, carteirinha de estudante, declaração da escola, entre outros.


Mídia a ser enviada junto com ficha de inscrição

Importante!

Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.

Foto/imagens

Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).

Atenção
  • É obrigatória a inclusão de ao menos DUAS IMAGENS principais

De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:

  • Funcionalidade de abertura e fechamento
  • Montagem e desmontagem
  • Encaixe
  • Detalhes de impressão
  • Formato
  • Pega
  • Empilhamento
  • Otimização de espaço
  • Entre outros
Especificações das fotos

A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.


Vídeo

  • A inclusão do vídeo é opcional.

Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:

  • Facilidade de abertura e fechamento
  • Facilidade de aplicação do produto
  • Detalhes de impressão
  • Detalhes da tampa
  • Dispositivos de segurança
  • Detalhes do design gráfico
  • Encaixe
  • Entre outros

Especificação do vídeo

Serão aceitos vídeos de até 01 (um) minuto de duração. O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 minuto de extensão.


Observação importante

O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.


d) Procedimentos para inscrição na categoria Voto Popular

As embalagens regularmente inscritas em qualquer um dos módulos de Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia e/ou Estratégico concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular, cuja votação acontecerá via internet, no período de 15 de julho a 15 de agosto de 2025, por meio de página web desenvolvida exclusivamente para esse fim.

Imagem do Voto Popular

A foto do voto popular é utilizada, para além da votação aberta ao público, para diversas outras divulgações que exijam formato quadrado. Por isso ela é obrigatória, mesmo que a embalagem não concorra nessa categoria especia


Especificação da foto para o voto popular:

A imagem deve ser quadrada e ter exatamente 800 x 800 pixels. O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 0.5Mb de tamanho.


Atenção:

  • Não insira texto adicional na imagem como legendas ou títulos
  • Não envie fotos onde apareça o logo da empresa concorrente
  • Caso haja interesse de mostrar vários ângulos da embalagem, deve-se enviar a imagem com a montagem desejada

 

5. Taxa de Inscrição

Para as categorias dos módulos | Embalagem e Mercado | Design Gráfico | Design Estrutural e Tecnologia | Estratégico | a taxa de inscrição será de:

  • Associados ABRE:
    • 1º lote, de 13 de março a 12 de maio de 2025 – R$ 650,00 por inscrição
    • 2º lote, de 13 de maio a 18 de junho de 2025 – R$ 720,00 por inscrição
  • Associações Parceiras:
    • 1º lote, de 13 de março a 12 de maio de 2025 – R$ 730,00 por inscrição
    • 2º lote, de 13 de maio a 18 de junho de 2025 – R$ 800,00 por inscrição
  • Não associados ABRE:
    • 1º lote, de 13 de março a 12 de maio de 2025 – R$ 780,00 por inscrição
    • 2º lote, de 13 de maio a 18 de junho de 2025 – R$ 850,00 por inscrição

Para a Categoria Estudantes a inscrição é GRATUITA.

Formas de pagamento da taxa de inscrição

Preferencialmente online por cartão de crédito, dentro do próprio sistema de inscrição da embalagem.

Outras formas de pagamento:

  • PIX:
    Chave PIX: 62.511.563/0001-00 (CNPJ)
  • Transferência bancária:
    ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
    Banco Itaú - 341
    Agência 0068 (Augusta)
    Conta corrente 24.187-6
    CNPJ: 62.511.563/0001-00
    Inscrição Estadual: Isenta
  • Boleto Bancário:
    Enviar e-mail para a Ilka Ribeiro (financeiro@abre.org.br), informando o prazo que é necessário para realização do pagamento (normalmente consideramos como vencimento 10 dias corridos da data de inscrição).

Observações

  • O comprovante de depósito do valor integral servirá como prova de pagamento. Enviar cópia do comprovante de pagamento de inscrição para o e-mail financeiro@abre.org.br.
  • Para emissão do recibo serão usados os dados cadastrais constantes da ficha de inscrição.

6. Julgamento

As embalagens inscritas nas categorias dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; Estratégico e categoria Especial Estudantes serão avaliadas pela Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e Conselho de Jurados, tendo como resultado final, por categoria, vencedores:

  • OURO, PRATA e BRONZE
  • Apenas OURO

Premiação

A premiação é dada conforme o atendimento dos critérios de julgamento propostos em cada categoria:

  • Quando uma embalagem atende com excelência a todos os critérios de julgamento propostos na categoria, ela recebe o troféu Ouro.
  • Quando uma embalagem se destacou em sua categoria e perante o mercado, mesmo que não tenha atendido a todos os critérios de julgamento, ela recebe o troféu Prata.
  • E quando uma embalagem trouxe também inovação, se destacou perante sua categoria e mercado, e atendeu parcialmente (50%) aos critérios de julgamento propostos e merece ser premiada, ela recebe o troféu Bronze.

Estrutura

  • A Comissão Organizadora é composta pela diretoria e gerência da ABRE.
  • A Comissão Julgadora é composta por profissionais qualificados e escolhidos pela Comissão Organizadora, que deverão atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.
  • O Conselho de Jurados é formado por importantes entidades que enviam profissionais renomados para presidir o corpo de jurados. O Conselho deverá atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.

Categoria Especial Voto Popular

A categoria Especial Voto Popular é avaliada pelo público em geral que escolhe a sua embalagem preferida em site específico para essa categoria que contará com apenas uma embalagem vencedora, aquela que atingir o maior número de votos e que será premiada com o troféu Ouro.

Etapas

  • As embalagens inscritas serão submetidas a 02 (duas) etapas de avaliação/julgamento*:
    • Primeira etapa (online) – classificatória: a Comissão Julgadora julgará as melhores entre as embalagens regularmente inscritas em cada categoria, determinando as 05 (cinco) finalistas.
    • Segunda etapa (presencial) – final: o Conselho de Jurados e os Presidentes do Júri julgarão, entre as 05 (cinco) finalistas, quais serão os vencedores. Cada categoria contará com 01 (um) vencedor OURO, 01 (um) vencedor PRATA e 01 (um) vencedor BRONZE ou apenas 01 (um) vencedor OURO. O Conselho de Jurados e os Presidentes do Júri poderão decidir cancelar uma categoria, caso esta não apresente, de acordo com este Conselho, uma embalagem que mereça receber a premiação.

*exceção feita à categoria Especial Voto Popular, cuja premiação é feita pelo número de votos de cada embalagem no site de votação, vencendo a mais votada.

Importante

O julgamento da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho de Jurados é soberano e de seus resultados não caberão recursos.

7 Premiação


Serão concedidos:

  • Troféu, condizente com a classificação, para os vencedores OURO, PRATA e/ou BRONZE, de cada categoria.
  • Certificado digital, mediante solicitação feita para o e-mail premio@abre.org.br, aos convertedores e às agências de design responsáveis pelo desenvolvimento das embalagens vencedoras nas classificações OURO, PRATA e/ou BRONZE, desde que estas não sejam as empresas vencedoras e que seus nomes e contatos constem da ficha de inscrição no campo para isso designado.

Os resultados serão divulgados em 02 de outubro de 2025 durante cerimônia de premiação.

8. Selo


Todas as embalagens vencedoras do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira têm o direito de utilizar o selo que atesta o reconhecimento da ABRE pela excelência das embalagens premiadas.


Critérios para utilização do selo
  • A embalagem tem que ter sido vencedora em uma das classificações do concurso (OURO, PRATA ou BRONZE), de uma das categorias dos cinco módulos do Prêmio ABRE.
  • O Selo é atemporal, portanto, empresas que venceram em edições anteriores do Prêmio ABRE têm o direito de aplicá-lo exclusivamente na embalagem vencedora, na versão premiada, em qualquer momento.
  • A ABRE fornecerá à empresa que teve sua embalagem premiada no concurso o arquivo do Selo em alta resolução (arquivo em curvas no formato Illustrator ou CorelDraw) .
  • A responsabilidade de aplicação do Selo é da empresa que venceu o Prêmio ABRE e/ou dos envolvidos na criação/desenvolvimento/produção da embalagem premiada.

Importante

A aplicação do selo é uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de uma competição forte e consolidada no mercado, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.

A utilização do selo valorizará ainda mais as embalagens premiadas.

9. Informações Importantes


  1. Não são consideradas embalagens utensílios como copos, pratos, talheres, cabides, saboneteiras, potes para acondicionamento de comida (exemplo: Tuppeware), embalagens para compras de produtos a granel, e similares.
  2. A inscrição somente será considerada válida se efetivada de acordo com este regulamento.
  3. Nas categorias dos módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico, duas empresas distintas que desenvolveram juntas uma embalagem poderão fazer a inscrição desta conjuntamente no Prêmio ABRE. Neste caso será paga uma única taxa de inscrição. Se a embalagem for vencedora será entregue apenas um troféu, constando na identificação do troféu o nome de ambas as empresas, conforme especificado na Ficha de Inscrição. No caso de inscrição conjunta existe a possibilidade de solicitar troféu e certificado adicionais, idênticos ao original, entretanto, para isso haverá um custo.
  4. O pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao Prêmio ABRE não confere o direito a participar da Cerimônia de Premiação. O convite para a Cerimônia deverá ser adquirido em separado, no momento oportuno.
  5. A taxa de inscrição será paga por inscrição de embalagem.
  6. A quantidade mínima de inscrições para compor uma categoria é de 03(três) embalagens. Caso alguma das categorias do Prêmio ABRE tenha apenas 01(uma) ou 02(duas) embalagens inscritas, a Comissão Organizadora poderá unificá-la à outra categoria ou excluí-la, sem necessidade de comunicar a empresa que efetuou as inscrições.
  7. Uma embalagem que esteja concorrendo a duas ou mais categorias aparecerá com apenas uma imagem no ambiente de votação da categoria Voto Popular do Módulo Especial e será usada a imagem da inscrição feita com data mais antiga ou a que esteja com melhor resolução.
  8. As empresas citadas como parceiras nas inscrições das embalagens vencedoras poderão solicitar uma ou mais réplicas do troféu. Importante reforçar que por ser uma réplica nenhuma informação poderá ser alterada, incluída e/ou excluída da gravação do troféu. A réplica poderá ser fornecida mediante pagamento da peça. O valor da réplica será comunicado em momento oportuno.
  9. Caso o Júri entenda que nenhuma das embalagens inscritas em determinada categoria merece a premiação, esta categoria será eliminada e o valor da taxa de inscrição não será devolvido e não existe obrigatoriedade de aviso prévio à empresa concorrente.
  10. A taxa de inscrição não será reembolsada, a exemplo de desistência, inscrição irregular, feita a destempo, entre outros.
  11. A Comissão Organizadora, a Comissão Julgadora e o Conselho de Jurados se reservam o direito de alterar a categoria sob a qual a embalagem está inscrita, caso entendam que o trabalho inscrito não esteja adequado à categoria da inscrição original, sem necessidade de comunicar a empresa que efetuou as inscrições.
  12. Cada embalagem poderá concorrer a diferentes categorias. Será considerada como 01 (uma) inscrição individual cada categoria em que a embalagem conste.
    Obs: Não será permitido que 02 (duas) empresas concorram na mesma categoria com inscrições idênticas. Por exemplo, se uma empresa fez a inscrição de um frasco de perfume, outra empresa não poderá fazer a inscrição desse mesmo frasco e nesse caso valerá a inscrição com data mais antiga. Caso a empresa que fez a inscrição depois for responsável por um outro componente da embalagem, como por exemplo, a tampa, nesse caso as 02 (duas) inscrições serão válidas e no caso da embalagem ser vencedora ambas receberão o troféu.
  13. O número de inscrições por participante é ilimitado.
  14. A inscrição regular no Prêmio ABRE implicará automaticamente na cessão expressa e incondicional do participante à ABRE quanto à utilização de seu nome, embalagem, case/descrição dos atributos, imagens que compõem a inscrição da embalagem ou projeto inscrito no Prêmio ABRE. Estes poderão ser veiculados sem limitação de tempo e espaço por qualquer meio de comunicação, inclusive eletrônico, os quais serão utilizados, para divulgação do concurso, da ABRE, dos vencedores, da evolução da embalagem brasileira, entre outros.
  15. Os resultados do Prêmio ABRE serão divulgados apenas no dia da Cerimônia de Premiação no dia 02 de outubro de 2025.
  16. Ao se inscrever no concurso o participante aceitará incondicionalmente as regras contidas neste regulamento, as decisões da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho do Jurados, comprometendo-se a honrar e a respeitar todos os demais participantes, seus trabalhos e os objetivos deste regulamento.
  17. O participante se responsabilizará civil e criminalmente pelas declarações e informações apresentadas na Ficha de Inscrição, inclusive com relação aos direitos de propriedade intelectual e industrial da embalagem inscrita.
  18. Os casos omissos serão tratados e decididos pela Comissão Organizadora.


FAQ

Quais as principais datas do Prêmio ABRE, como por exemplo, início e término das inscrições de embalagem, data de cerimônia de premiação, entre outras?

Você pode conferir as principais datas no CRONOGRAMA que consta do regulamento (clique aqui).

Qual o prazo de inscrição de embalagens para o Prêmio ABRE 2025?

Inscrições até 18 de junho de 2025

Quem pode inscrever embalagens no Prêmio ABRE?

Empresas operantes no Brasil e que atuem nos segmentos abaixo:

  • Agências de design de embalagem
  • Fabricantes de produto (donos de marca)
  • Redes de varejo
  • Fabricantes de:
    • Embalagens
    • Máquinas e equipamentos
  • Fornecedores de:
    • Insumos
    • Matérias-primas
    • Acessórios

Como faço para efetuar a inscrição das minhas embalagens?

  1. Preencha a ficha de inscrição disponível em www.premioabre.org.br
  2. Anexe as imagens, vídeo e logotipo à ficha de inscrição
  3. Efetue o pagamento
  4. Clique aqui e consulte as formas de pagamento

Quais embalagens podem ser inscritas?

Embalagens criadas, desenvolvidas ou reprojetadas no período de 1º de janeiro de 2024 a 30 de junho de 2025 e que estejam em circulação no mercado nacional, exceção feita à categoria de Exportação, cuja circulação deve ser no mercado internacional.

Uma embalagem produzida fora do Brasil pode concorrer ao Prêmio ABRE?

Não, para concorrer ao Prêmio ABRE as embalagens inscritas devem ter sido criadas e produzidas no Brasil e já ter circulação em território nacional. Exceção feita à categoria Exportação, do módulo Estratégico, cuja circulação precisa necessariamente ser no mercado internacional.

Apenas embalagens que concorrem no Módulo Design Gráfico podem ter sido fabricadas fora do país, pois o que estará sendo avaliado será o visual e não o processo de fabricação.

Qual o valor da inscrição das embalagens?



Para a Categoria Estudantes a inscrição é GRATUITA.


1º Lote

De 13/03 a 12/05

Valor de cada inscrição
Associado ABRE
de R$ 720,00 por
R$ 650,00
Associações Parceiras
de R$ 800,00 por
R$ 730,00
Não Associado ABRE
de R$ 850,00 por
R$ 780,00


2º Lote

De 13/05 até o final das inscrições

Valor de cada inscrição
Associado ABRE
R$ 720,00
Associações Parceiras
R$ 800,00
Não Associado ABRE
R$ 850,00


É preciso enviar as amostras das embalagens inscritas?

Para a inscrição da embalagem e primeira etapa de julgamento não é necessário enviar amostras das embalagens.

Deverão ser enviadas 02 (duas) amostras das embalagens que passarem para a segunda etapa de julgamento, o Conselho de Jurados.

A ABRE comunicará, em tempo oportuno, as empresas cujas embalagens passarem para a segunda etapa de julgamento para que haja tempo hábil para o envio das amostras.

Se minha embalagem passar para a segunda etapa de julgamento, para onde devo enviar as amostras das embalagens?

Para a Casa ABRE, localizada à Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – 18º andar / Torre Comercial do Shopping Villa Lobos – São Paulo/SP – CEP 05477-903

Minha embalagem pode concorrer apenas ao Voto Popular?

Não, a participação na categoria Especial Voto Popular está vinculada a inscrição da(s) embalagem(ns) em uma ou mais categorias dos módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia e/ou Estratégico.

Posso inscrever a minha embalagem em mais de uma categoria?

Sim, a embalagem poderá ser inscrita em quantas categorias a empresa julgar importante, sendo que será cobrada a taxa de inscrição por ficha de inscrição preenchida.

O que é a Categoria Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos e como faço para inscrever?

É uma categoria especial que premia as embalagens que apresentem novas soluções que têm como objetivo reduzir as perdas ou o desperdício de alimentos, seja durante a etapa entre o produtor e os centros de distribuição e varejo ou durante o processo de consumo e armazenamento pelos consumidores.

Essa categoria está vinculada à inscrição de uma ou mais embalagens em categorias voltadas para o segmento de alimentos. Ao inscrever uma ou mais embalagens nessas categorias, o concorrente poderá optar por preencher um campo específico para a defesa dos requisitos que a(s) embalagem(ns) traz(em) na contribuição para reduzir perdas e desperdício de alimentos.

Ao fazer isso, a embalagem também irá concorrer, automaticamente e sem custo adicional, à categoria especial "Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos", que será avaliada por um corpo de jurados especialista no tema.

ANTERIORES

Confira os vencedores das outras edições e fotos da cerimônia


PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

Ibema Avient Santa Marta Fispal

APOIO ESPECIAL

CONSELHO DE JURADOS

REALIZAÇÃO




CONTATO

premio@abre.org.br

(11) 99842-8148

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Kika Palhares




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