Completando esse ano 25 anos de história, o Prêmio ABRE é a principal competição de embalagem do Brasil, sendo considerado pelo mercado o grande evento de reconhecimento da excelência da embalagem brasileira.
O Prêmio ABRE coloca luz e registra as tendências e movimentos da embalagem brasileira e ao longo de sua trajetória já premiou mais de duas mil embalagens que concorrem nas diversas categorias da competição.
O Prêmio ABRE registra a inovação e os avanços da indústria nacional e reconhece as empresas e os profissionais que atuam na área com o objetivo de levar as embalagens sempre além, provocando, inspirando e renovando a visão de futuro do setor.
Os principais objetivos do Prêmio ABRE são:
Além de incentivar a eficiência dos processos e o desenvolvimento sustentável.
As embalagens inscritas são avaliadas de acordo com os principais quesitos de inovação: funcionalidade, beleza, sustentabilidade, tecnologia, pertinência com o target, propósito da marca, eficiência na exposição e comercialização dos produtos, impacto nos negócios, entre outros.
Veja abaixo alguns dos motivos que mostram a importância de participar de uma premiação:
Por meio da premiação do troféu OURO, PRATA e BRONZE, o Prêmio ABRE confere aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização nacional e internacional das empresas envolvidas e suas embalagens.
Para a Categoria Estudantes a inscrição é GRATUITA.
Valor de cada inscrição | |
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Associado ABRE |
de R$ 720,00 por
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Associações Parceiras |
de R$ 800,00 por
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Não Associado ABRE |
de R$ 850,00 por
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Valor de cada inscrição | |
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Associado ABRE |
R$ 720,00 |
Associações Parceiras |
R$ 800,00 |
Não Associado ABRE |
R$ 850,00 |
• Designer com Certificação Profissional no Programa de Transformação Digital pela Massachusetts Institute of Technology, e Inteligência Artificial e Ciência de Dados pela Universidade de Chicago. Gestor de inovação certificado pelo festival de inovação de Boston.
• Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Design.
• Eleito vice delegado do setorial de design e do setorial de artes visuais do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura Economia e Industrias Criativas.
• Vice-presidente Adjunto de Cultura e Tecnologia da Câmara de Comércio Brasil – Canadá e professor de inovação em embalagens no curso de pós graduação de engenharia de embalagens no Instituto Mauá de Tecnologia-IMT. Cientista aficionado por tecnologia. Agente da inovação, uma mente inquieta e apaixonada por desafios. Curador em tecnologias emergentes da São Paulo Tech Week 2020. Criador do ecossistema Be Open Innovation Hacker Space. Empreendedor serial que convergiu a experiência de 20 anos em diversas corporações, dentre as quais: BenchMark, Cacau Show, Brandworks, Team Créatif, Seragini Farnè, Agência Fuel, e Malkovich Design e Comunicação, na criação da Umwelt e Empathy Company, um ecossistema da Economia Criativa com Produtores, Designers, Comunicadores, Publicitários, Cientistas, Comunicadores e Artistas. Nesta atuação, orquestra a combinação ideal entre Criatividade, Computação Afetiva, Data Science, Pessoas direcionados pelo Design e acelerado pela Tecnologia para mapear e desenvolve conexões entre marcas e indivíduos, com foco na inovação e na economia criativa.
Pesquisadora Científica Sênior no Instituto de Tecnologia de Alimentos e diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem, é Engenheira de Alimentos e Doutora em Tecnologia de Alimentos especialidade Embalagem pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. Ampla experiência em Embalagens, com ênfase em interações com os produtos acondicionados, em aspectos regulatórios e segurança de alimentos e em desempenho físico-mecânico de embalagens. Atua em avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade pela norma NBR ISO/IEC 17025. É membro do Conselho Editorial da revista Packaging Technology & Science da Editora Wiley.
Camila Duarte é uma executiva de embalagens com mais de 20 anos de expertise na indústria de alimentos e bebida. Reconhecida por sua capacidade de integrar sustentabilidade e eficiência operacional, Camila continua a moldar o futuro das embalagens com soluções que combinam inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. Em sua trajetória por gigantes como Coca-Cola América Latina, Mondelez International e Mars Inc., liderou equipes multiculturais e orquestrou projetos disruptivos, contribuindo para a transformação do mercado latino-americano com inovações premiadas como a "Garrafa Universal" e a garrafa superleve para água. Camila é formada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP e com pós graduações em Gestão de Negócios e Segurança de Alimentos.
Há mais de 30 anos, Luís Bartolomei dedica sua experiência em branding e design para solucionar problemas reais das pessoas e das marcas. Fundou a CBA B+G para materializar esse movimento em criação, posicionamento e expressão de algumas das maiores e mais importantes empresas do mundo, como Nestlé, Heineken, Chandon, Braskem, Colgate-Palmolive, Diageo, Kimberly-Clark, Sanofi e tantas outras. Liderando em toda a América Latina a área criativa e executiva da CBA Design (WPP), Luís é membro do Conselho Consultivo do Design for a Better World Award (DFBW) e já foi jurado do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica.
Vanessa Queiroz é designer e empreendedora, cofundadora do Colletivo – Estúdio Brasileiro de Design e Comunicação, escritório premiado que há mais de 20 anos atua nas áreas de branding, identidade visual, ilustração e embalagens — sempre com o objetivo de criar soluções inovadoras e personalizadas, tão únicas quanto os desafios e demandas de cada projeto, gerando assim impacto real para os clientes.
Ela lidera as áreas de Novos Negócios e Relacionamento, com foco em construir parcerias estratégicas e alcançar resultados que reforcem o potencial transformador do design. Em especial, na gestão e comunicação de marcas, por meio da construção e materialização de posicionamentos e do acompanhamento de sua aplicação. Nesse segmento, o estúdio tem desenvolvido trabalhos para grandes clientes, como Ambev, Itaú, Spotify, GoldKo, Natura, Licor 43 e Vulcabras, bem como importantes iniciativas no setor de entretenimento.
Palestras e Liderança no Setor Criativo
Vanessa já realizou mais de 100 palestras no Brasil e no exterior, compartilhando sua experiência e visão sobre design, empreendedorismo e inovação. Entre suas contribuições de destaque, estão:
• foi diretora da ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) e do BDA (Brasil Design Awards), a maior premiação de design no Brasil, em 2022 e 2023;
• atuou durante 10 anos na ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos) como diretora e conselheira, tendo liderado a realização de edições da Bienal de Design Gráfico nas cidades de São Paulo, Brasília, Curitiba e Aracajú;
• foi a única jurada brasileira de design no One Show NY 2022;
• foi presidente do júri de Design Gráfico no BDA em 2020.
Reconhecimentos e Premiações
Ao longo de sua trajetória, Vanessa conquistou importantes prêmios, como:
• Leão de Prata em Cannes (2021) com o sistema de design de IDVERSE.org;
• três Grand Prix no BDA (Brasil Design Awards), em 2020, 2021 e 2024;
• premiações na Bienal de Design Gráfico, com projetos para marcas como Gatorade, Bohemia, Colorado e o livro Textos Putos;
• inclusão na lista das 50 pessoas mais inovadoras em comunicação e marketing pela revista ProXXIma;
• inclusão na lista das 30 vozes que transformaram o mercado de criação pelo projeto @papelecaneta.
Profissional com mais de 20 anos de experiência na cadeia de embalagens, onde construí minha carreira em empresas de bens de consumo como Arcor do Brasil e BRF Pet, ocupando posições técnicas e de liderança. Em minha última atuação corporativa, fui Coordenadora de Desenvolvimento de Embalagens, liderei times multidisciplinares e projetos reconhecidos nacionalmente — entre eles, a premiada embalagem Box Pouch da Ração Guabi Natural, vencedora prata do Prêmio ABRE 2021.
Formada em Química e Gestão da Produção Industrial, e uma apaixonada por sustentabilidade e economia circular.
Hoje atuo como consultora de embalagens, apoiando empresas na criação de soluções inovadoras, propondo estratégias de marca em soluções viáveis, sustentáveis e competitivas. Atuo integrando áreas, avaliando o ciclo completo da embalagem e orientando decisões com foco em impacto de negócio e exigências do mercado contemporâneo.
Amazônida, paraense, pai da Gaia e empreendedor em branding e design desde 2006 à frente da agência Libra. Propõe a construção de sentido para aprimorar a performance das marcas por meio de relevância, consistência e efetividade - atendendo de grandes empresas a organizações do terceiro setor e comunidades agroflorestais. Autor da metodologia Ludovia, que é um conjunto de ferramentas lúdicas para propor caminhos estratégicos para as marcas de forma co-criativa e autêntica. Vencedor dos prêmios ABRE (bronze 2021, prata 2023, ouro 2024), Brasil Design Awards (2022) e Design for a Better World (2022). Júri do Brasil Design Award (2024). Co-autor do livro DNA (Design Nacional Ancestral) Brasileiro, a ser lançado em 2025 pelo SENAC.
Engenheiro de Materiais especialista em Polímeros pela UFSCAR com 17 anos de experiência em desenvolvimento, inovação e otimização de processos com atuação nos segmentos farmacêutico, cosmético, alimentício, químico, plástico e automotivo. Apresenta carreira desenvolvida em empresas como Hypera Pharma, Grupo Boticário e Caterpillar focada em desenvolvimento de embalagens, aplicação de metodologia seis sigma na validação de processos e iniciativas de inovação.
Atualmente atua como consultor na BRAINPACK liderando projetos estratégicos para diversas empresas incluindo startups de cosméticos com foco em desenvolvimento de embalagens, viabilidade técnico-financeira e gestão de fornecedores.
Profissional com experiência na área de embalagens, atuando desde 2009 como Pesquisadora no Cetea/Ital. Possui sólida atuação na avaliação do desempenho físico e mecânico de embalagens, com ênfase em sistemas de fechamento e requisitos de qualidade para produtos farmacêuticos e para a saúde. Representante da Qualidade do Cetea, com expertise na avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Experiência anterior na área de Garantia da Qualidade, com foco em desenvolvimento e implementação de procedimentos, controle de qualidade de matérias-primas e processos, gestão de riscos, treinamentos de colaboradores, condução de auditorias e participação em certificações como HACCP, BPF e Halal.
Atualmente, atua como Pesquisadora Analítico-Tecnológico no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea/Ital), com foco nas áreas de Embalagens Metálicas e Análise Sensorial para avaliação do potencial de contaminação sensorial. Com mais de 15 anos de experiência na área de interação embalagem-produto, desenvolve atividades de pesquisa e assistência tecnológica relacionadas a embalagens metálicas, abrangendo avaliação de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos, corrosão interna e externa e revestimentos orgânicos, como vernizes e vedantes. É graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
Gian Franco Rocchiccioli é publicitário, empreendedor e atua há mais de 27 anos no mercado de Design. É sócio de um dos principais escritórios de Design da América Latina, a Pande, agência na qual defende o papel estratégico do pensamento do Design e sua importância na transformação dos negócios no mundo atual. Como conselheiro da ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design – esteve à frente dos principais movimentos do setor ao longo dos últimos 15 anos. Mentor e investidor em Startups é autor de diversos livros: "O Segredo de Ebbinghaus" (2009) / "Descentralizada – Uma nova mentalidade" (2022) / "VALOR - Um ensaio sobre as escolhas humanas" (2023) / “TROCANDO A LENTE: Uma nova escola de pensamento estratégico” (2025).
Doutor em Design pela UNESP-BAURU. Mestre em Design pela UFMA. Especialista em Gestão da Comunicação pela UFMA. Especialista em Design Estratégico pelo Istituto Europeo Di Design. Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão, das disciplinas Gestão em Design e Metodologia Visual.
Atua principalmente nos seguintes temas: design, design estratégico, embalagem, design de serviços, place branding e identidade de marca.
Graduado em Desenho Industrial (Universidade Santa Cecilia – Santos), pós-graduado em Administração Industrial (Fundação Vanzolini-USP) e Mestre em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Possui 35 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens em Indústrias de Bens de Consumo nos segmentos Farmacêutico e Cosmético, como Biolab, Natura, Positiv.a e Semina. Atua também como consultor em Inovação, Biomimética e Desenvolvimento de Embalagens. Professor no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia no Curso de Pós-graduação de Engenharia de Embalagem e no Centro Universitário SENAI-SP nos cursos de Graduação e Pós-Graduação – Campus Theobaldo De Nigris. Hoje responde pelo Desenvolvimento de Embalagens da empresa Semina.
• Experiência na elaboração de indicadores de sustentabilidade corporativa, gestão ambiental e
economia circular;
• Leed Auditor IS0 9001 e IS0 14001 pelo IEMAS;
• Consultor Sênior da SEMEAR ENGENHARIA AMBIENTAL e LKR CONSULT.
• 15 anos de atuação em Inventários de Ciclo de Vida de produtos agroindustriais, material de
construção e embalagens para atender BD internacionais (ecoinvent, Agrofootprint, GLFI, Embrapa);
• Químico Industrial, Mestre em Engenharia de Materiais pela UFSCAr e Doutorando em
Sustentabilidade pela EACH/USP.
• Responsável Técnico ART em projetos para elaboração de estudos de ACV setor petroquímico e
biopolímeros;
• Experiência com indicadores socioambientais para Relato Integrado (IIRC), GRI(WRI), ISE (B3), Índice
de Recircularidade (IC);); Indicadores ASG/ESG;
• Revisor de Declaração Ambiental de Produtos (DAP/EPD) e de Inventários de GEE GHG Protocol;
• Membro da Diretoria da ABCV – Associação Brasileira de Ciclo de Vida.
• Professor Substituto do Curso MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais do PECE-POLI-USP.
Leonardo Boulos, profissional com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de embalagem e treinamento técnico ao redor do tema. Leonardo coordenou equipes e projetos para grandes empresas como Coca-Cola, Ambev, Pepsico, Mondelez, Unilever e BRF. Atualmente é head da agência DOT , agência especializada em Estratégia de Marca e Premedia, e da ESFERA, braço educativo da agência.
Letícia Castro é Diretora Superintendente do Centro Brasil Design, onde desempenha atividades e projetos relacionados à promoção do design no Brasil. Dentre inúmeros projetos foi responsável pela coordenação da Bienal Brasileira de Design 2010, do Diagnóstico do Design Brasileiro, do Design Excellence Brazil, de três edições do programa Design Export. Desde 2021 coordena o prêmio Design for a Better World, uma premiação que promove mudanças positivas no mundo e contribui para enaltecer os Ods.
Possui uma atuação significativa no cenário nacional e internacional do design por meio da participação em júris de design, eventos e seminários. Um destaque para participação como jurada no IF Design Student Award, prêmios Clap, Latampack e Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. É vice-presidente do Global Design Industry Association (GDIO) na China, tem atuado como representante brasileira no World International Design Competition (WIDC) na China e no iF Design Award na Alemanha.
É Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE, possui pós-graduação em Administração e Marketing pela mesma instituição e é graduada em Design de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Atua há vinte e cinco anos nas áreas do design, inovação e sustentabilidade aplicando todo seu conhecimento para a promoção, crescimento e consolidação do design no Brasil e internacionalmente, tendo promovido o uso do design em mais de 5000 empresas no Brasil.
Marjorye Cavazotto é cofundadora e estrategista de marcas na MELT Design, estúdio brasileiro com mais de 3.000 embalagens no portfólio e reconhecimentos em premiações como Pentawards, LAD e Dieline. Com 16 anos de experiência no mercado, é formada em Design Gráfico, de Produtos e Interfaces pela FACAMP, com especialização em Branding Innovation pela Rio Branco. Atua na gestão da MELT unindo visão estratégica, relacionamento com clientes, vendas e uma boa dose de “mão na massa” nos projetos de design.
Sócio fundador da Zoom Mais, estúdio criativo com mais de 17 anos de atuação em design de embalagens e branding, e premiado nas principais premiações do design nacional como o Prêmio ABRE e BDA.
Formado em Administração de Empresas e com mais de 20 anos de experiência em embalagens, também atuou na indústria gráfica de conversão de embalagens flexíveis nos primeiros anos da carreira.
É reconhecido pela capacidade de construir relacionamentos estratégicos e duradouros e pela visão aplicada do design para os negócios. Movido pela paixão pelo design de embalagens e pelo compromisso em gerar valor real para seus clientes através dos projetos que desenvolve.
Fundador da Landini Design — estúdio com 29 anos de história — Mauricio Landini tem sua trajetória marcada pelo desenvolvimento de soluções em design gráfico para clientes dos setores editorial, educacional e varejista. Arquiteto de formação e mestre em Comunicação, foi professor universitário durante 22 anos, período em que também se dedicou à pesquisa e à orientação acadêmica na área do design.
Com uma carreira que integra prática de mercado e reflexão crítica, já atuou como jurado, palestrante e membro de bancas em eventos e instituições do setor criativo. Atualmente, concilia a direção criativa com a consultoria estratégica nas duas empresas do grupo: Landini Design — especializada em embalagens, marcas e sinalização — e Landini Mídia, voltada ao planejamento e desenvolvimento de soluções em mídia.
Graduado em design pelo Mackenzie, também fez cursos de liderança e branding no Insper e na FGV. Ele começou a trabalhar com marcas há 20 anos, ajudando a construir marcas icônicas em diferentes categorias de bens de consumo ao redor do mundo.
Desde 2009 na FutureBrand, Nelio liderou projetos para clientes como Nestlé, P&G, JBS, L’Occitane e Campari. Ao longo de sua carreira, tem colaborado para dar vida a marcas como Nescafé, Moça, Seara, Pampers, L’Occitane au Brésil e SKYY Vodka.
Trabalhando em estreita colaboração com clientes e equipes, ele acredita que um profundo conhecimento dos negócios é essencial para gerar experiências de marca impactantes.
“A complexidade das necessidades e desafios dos clientes são o combustível para a criatividade. Então, como time, temos que criar algumas faíscas que nos levem a grandes ideias".
Doutoranda em Tecnologia de Alimentos na FEA-Unicamp, com pesquisa focada no desenvolvimento de estruturas de filmes de BOPP otimizadas para reciclagem. É mestre em Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais e Processos de Fabricação, pela FEM-Unicamp, e possui pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela FEA-Unicamp.
Desde 2013, atua como pesquisadora no Cetea/Ital, com experiência nas áreas de embalagens de vidro para os setores alimentício e farmacêutico, embalagens para produtos para saúde e caracterização de materiais por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV/EDX).
Thiago Guariglia é Coordenador de Design na Heineken Brasil, onde lidera a Gestão e Desenvolvimento de Identidade Visual de marcas como Heineken, Eisenbahn, Baden Baden e Devassa. Com formação em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e MBA em Gestão de Marcas pela BSP – Business School São Paulo, Thiago também foi um dos líderes do projeto PAX Heineken, uma iniciativa de desenvolvimento criativo para o time de Marketing da empresa, em parceria com a Escola Panamericana de Artes. Sua experiência prévia como Designer de Embalagens em alguns escritórios brasileiros, abrange projetos para empresas como Unilever, BRF, Pernod Ricard, Nestlé, Mondelez, PepsiCo e Leroy Merlin.
Data |
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Início do 1º lote de inscrições de embalagem |
13 de março |
Final do 1º lote de inscrições de embalagem |
12 de maio |
Início do 2º lote de inscrições de embalagem |
13 de maio |
Final do 2º lote e último lote de inscrições de embalagem |
18 de junho |
Início do Voto Popular |
15 de julho |
1ª fase de julgamento |
24 a 29 de julho |
Divulgação da Shorlist |
01 de agosto |
Prazo final para envio das amostras de embalagem que passaram para a 2ª fase de julgamento |
15 de agosto |
2ª fase de julgamento (Conselho de Jurados) |
20 e 21 de agosto |
Cerimônia de Premiação |
02 de outubro |
Podem ser inscritas na 25ª edição do Prêmio ABRE embalagens desenvolvidas ou reprojetadas entre o período de:
Exceção feita à categoria Exportação, categoria dedicada à inscrição de embalagens criadas e/ou produzidas no Brasil para o mercado internacional.
Podem inscrever embalagens nesse módulo:
Podem inscrever embalagens nesse módulo empresas que tenham sido responsáveis pelo design gráfico, como por exemplo:
Podem inscrever embalagens nesse módulo que tenham sido responsáveis pela estrutura da embalagem e por aspectos tecnológicos, como por exemplo:
Podem inscrever embalagens nesse módulo:
A participação na categoria Marketing e Branding é EXCLUSIVA para os Donos da Marca. Nessa categoria a inscrição pode ser feita em conjunto com o fornecedor ou à agência, desde que autorizado pelo dono da marca.
Tem como objetivo reconhecer embalagens que contribuem com o consumo responsável, melhorando a qualidade de vida, minimizando impactos no sistema [produto-embalagem-distribuição-armazenagem-preparação-consumo-pós consumo] e educando/engajando o consumidor para a realização de escolhas conscientes.
Para referência durante a inscrição, recomenda-se consultar os materiais desenvolvidos pela ABRE:
Cartilhas
Recomenda-se o uso da simbologia técnica de descarte seletivo bem como a adesão à Plataforma Lupinha.
Essa categoria avaliará critérios específicos, importantes e estratégicos para o comércio eletrônico e para o varejo tradicional, como por exemplo, desafio e eficiência operacional e logística, qualidade da proteção, apresentação e valorização da marca no PDV ou na entrega ao consumidor, soluções que otimizem a organização dos produtos em gôndola e que agreguem pilares de sustentabilidade calcados na otimização e eficiência, redução de perdas, potencial de reciclabilidade e orientação ao consumidor sobre o descarte adequado da embalagem.
Embalagens criadas e/ou desenvolvidas no Brasil para o mercado exterior. Esta categoria avaliará a embalagem como ferramenta de competitividade para os produtos brasileiros para exportação. Será avaliada a qualidade da embalagem, funcionalidade, comunicação gráfica estratégica com foco nos mercados alvo, qualidade de impressão, agregação de valor ao produto a ser exportado e seu posicionamento estratégico.
O objetivo desta categoria é premiar as embalagens que apresentem novas tecnologias de materiais, barreira, manuseio, armazenamento ou transporte, funcionalidade, soluções de refechamento, extensão do shelf life do produto, porcionamento ou comunicação com o objetivo de reduzir as perdas ou o desperdício de alimentos – seja durante a etapa entre o produtor e os centros de distribuição e varejo – perdas; ou durante o processo de consumo e armazenamento pelos consumidores – desperdício.
A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.
Toda embalagem regularmente inscrita em uma ou mais categorias dos módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico, concorrerá automaticamente ao Voto Popular. Para isso, é necessário anexar à ficha de inscrição uma imagem no formato 800x800 pixels que será usada na página de votação do Voto Popular juntamente com o texto do campo “Descrição do Projeto”.
Caso o concorrente não queira que a embalagem participe do Voto Popular ele poderá fazer essa opção clicando no botão “Não quero que essa embalagem participe do Voto Popular”.
A imagem da embalagem, com seu respectivo texto, aparecerá apenas uma vez na página do Voto Popular, mesmo que a embalagem esteja inscrita em duas ou mais categorias.
O texto de defesa da embalagem é uma das principais ferramentas que o jurado tem para avaliar a embalagem inscrita, portanto, é fundamental que ele seja bem escrito e detalhe de forma clara, todos os diferenciais de embalagem, sejam eles técnicos, de design gráfico, funcionais, etc.
No texto de defesa, dê especial importância e atenção do primeiro campo “Descrição do Projeto”, pois ele será o primeiro a ser lido pelo jurado. Seja objetivo e não use texto publicitário. Traga na sua defesa respostas para perguntas como:
Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.
Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).
De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:
A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.
A foto do voto popular é utilizada, para além da votação aberta ao público, para diversas outras divulgações que exijam formato quadrado. Por isso ela é obrigatória, mesmo que a embalagem não concorra nessa categoria especial
A imagem deve ser quadrada e ter exatamente 800 x 800 pixels. O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 0.5Mb de tamanho.
Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:
Serão aceitos vídeos de até 01 (um) minuto de duração. O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 (um) de extensão.
O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.
Dever ser feito o upload do logotipo da empresa que está inscrevendo em formato de imagem bitmap (jpg, png ou webp).
A inscrição na categoria Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos está vinculada à inscrição de uma ou mais embalagens nas categorias onde podem ser inscritos produtos alimentícios dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; e Estratégico. São elas:
Categorias
Categorias
Categorias
Ao inscrever uma ou mais embalagens nas categorias acima citadas, o concorrente poderá optar por preencher o campo designado para a defesa dos requisitos que a(s) embalagem(ns) traz(em) na contribuição para reduzir perdas e desperdício de alimentos. Ao preencher esse campo a embalagem estará automática e gratuitamente concorrendo também à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos, que será avaliada por um corpo de jurados especialista no tema. Ou seja, ao preencher esses campos a embalagem concorrerá à categoria a qual se inscreveu mais à categoria Especial Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos.
A Categoria para Estudantes está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, entre outros, presencial ou online, das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.
Os projetos de embalagem a serem inscritos não podem ter tido os direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem podem ter sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.
É obrigatório o completo preenchimento da ficha de inscrição para cada projeto inscrito, via internet – www.premioabre.org.br.
É necessário anexar à ficha de inscrição um documento que comprove a condição de estudante, como por exemplo, número de matrícula, comprovante de pagamento de mensalidade, carteirinha de estudante, declaração da escola, entre outros.
Quanto mais imagens foram anexadas à ficha de inscrição mais fácil será a avaliação dos jurados, assim como o vídeo, que não é um material obrigatório, mas contribui para o entendimento do projeto e avaliação do júri.
Usadas para o Julgamento e Galeria de Inovação em Embalagem (que fica no site da ABRE e do Prêmio).
De 02 (duas) a 04 (quatro) imagens em alta resolução e que destaque(m) os principais diferenciais da embalagem, como por exemplo:
A imagem deve ter no mínimo 1920 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 2.0Mb de tamanho.
Vídeo que exemplifique os diferenciais da embalagem, como por exemplo:
Serão aceitos vídeos de até 01 (um) minuto de duração. O vídeo deve ter no mínimo 720 pixels em algum dos lados (horizontal ou vertical). O arquivo deve ser um MP4, com não mais que 10.0Mb de tamanho e até 01 minuto de extensão.
O vídeo pode ser feito com a câmera do celular, não necessitando de nenhuma produção. Ele servirá para auxiliar os jurados na avaliação da embalagem inscrita.
As embalagens regularmente inscritas em qualquer um dos módulos de Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia e/ou Estratégico concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular, cuja votação acontecerá via internet, no período de 15 de julho a 15 de agosto de 2025, por meio de página web desenvolvida exclusivamente para esse fim.
A foto do voto popular é utilizada, para além da votação aberta ao público, para diversas outras divulgações que exijam formato quadrado. Por isso ela é obrigatória, mesmo que a embalagem não concorra nessa categoria especia
A imagem deve ser quadrada e ter exatamente 800 x 800 pixels. O arquivo deve ser um JPG/PNG/WEBP, com não mais que 0.5Mb de tamanho.
Atenção:
Para as categorias dos módulos | Embalagem e Mercado | Design Gráfico | Design Estrutural e Tecnologia | Estratégico | a taxa de inscrição será de:
Para a Categoria Estudantes a inscrição é GRATUITA.
As embalagens inscritas nas categorias dos Módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia; Estratégico e categoria Especial Estudantes serão avaliadas pela Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e Conselho de Jurados, tendo como resultado final, por categoria, vencedores:
A premiação é dada conforme o atendimento dos critérios de julgamento propostos em cada categoria:
A categoria Especial Voto Popular é avaliada pelo público em geral que escolhe a sua embalagem preferida em site específico para essa categoria que contará com apenas uma embalagem vencedora, aquela que atingir o maior número de votos e que será premiada com o troféu Ouro.
*exceção feita à categoria Especial Voto Popular, cuja premiação é feita pelo número de votos de cada embalagem no site de votação, vencendo a mais votada.
O julgamento da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do Conselho de Jurados é soberano e de seus resultados não caberão recursos.
Serão concedidos:
Os resultados serão divulgados em 02 de outubro de 2025 durante cerimônia de premiação.
Todas as embalagens vencedoras do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira têm o direito de utilizar o selo que atesta o reconhecimento da ABRE pela excelência das embalagens premiadas.
A aplicação do selo é uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de uma competição forte e consolidada no mercado, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.
A utilização do selo valorizará ainda mais as embalagens premiadas.
Quais as principais datas do Prêmio ABRE, como por exemplo, início e término das inscrições de embalagem, data de cerimônia de premiação, entre outras?
Você pode conferir as principais datas no CRONOGRAMA que consta do regulamento (clique aqui).
Qual o prazo de inscrição de embalagens para o Prêmio ABRE 2025?
Inscrições até 18 de junho de 2025
Quem pode inscrever embalagens no Prêmio ABRE?
Empresas operantes no Brasil e que atuem nos segmentos abaixo:
Como faço para efetuar a inscrição das minhas embalagens?
Quais embalagens podem ser inscritas?
Embalagens criadas, desenvolvidas ou reprojetadas no período de 1º de janeiro de 2024 a 30 de junho de 2025 e que estejam em circulação no mercado nacional, exceção feita à categoria de Exportação, cuja circulação deve ser no mercado internacional.
Uma embalagem produzida fora do Brasil pode concorrer ao Prêmio ABRE?
Não, para concorrer ao Prêmio ABRE as embalagens inscritas devem ter sido criadas e produzidas no Brasil e já ter circulação em território nacional. Exceção feita à categoria Exportação, do módulo Estratégico, cuja circulação precisa necessariamente ser no mercado internacional.
Apenas embalagens que concorrem no Módulo Design Gráfico podem ter sido fabricadas fora do país, pois o que estará sendo avaliado será o visual e não o processo de fabricação.
Qual o valor da inscrição das embalagens?
Para a Categoria Estudantes a inscrição é GRATUITA.
Valor de cada inscrição | |
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Associado ABRE |
de R$ 720,00 por
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Associações Parceiras |
de R$ 800,00 por
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Não Associado ABRE |
de R$ 850,00 por
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Valor de cada inscrição | |
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Associado ABRE |
R$ 720,00 |
Associações Parceiras |
R$ 800,00 |
Não Associado ABRE |
R$ 850,00 |
É preciso enviar as amostras das embalagens inscritas?
Para a inscrição da embalagem e primeira etapa de julgamento não é necessário enviar amostras das embalagens.
Deverão ser enviadas 02 (duas) amostras das embalagens que passarem para a segunda etapa de julgamento, o Conselho de Jurados.
A ABRE comunicará, em tempo oportuno, as empresas cujas embalagens passarem para a segunda etapa de julgamento para que haja tempo hábil para o envio das amostras.
Se minha embalagem passar para a segunda etapa de julgamento, para onde devo enviar as amostras das embalagens?
Para a Casa ABRE, localizada à Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – 18º andar / Torre Comercial do Shopping Villa Lobos – São Paulo/SP – CEP 05477-903
Minha embalagem pode concorrer apenas ao Voto Popular?
Não, a participação na categoria Especial Voto Popular está vinculada a inscrição da(s) embalagem(ns) em uma ou mais categorias dos módulos Embalagem e Mercado; Design Gráfico; Design Estrutural e Tecnologia e/ou Estratégico.
Posso inscrever a minha embalagem em mais de uma categoria?
Sim, a embalagem poderá ser inscrita em quantas categorias a empresa julgar importante, sendo que será cobrada a taxa de inscrição por ficha de inscrição preenchida.
O que é a Categoria Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos e como faço para inscrever?
É uma categoria especial que premia as embalagens que apresentem novas soluções que têm como objetivo reduzir as perdas ou o desperdício de alimentos, seja durante a etapa entre o produtor e os centros de distribuição e varejo ou durante o processo de consumo e armazenamento pelos consumidores.
Essa categoria está vinculada à inscrição de uma ou mais embalagens em categorias voltadas para o segmento de alimentos. Ao inscrever uma ou mais embalagens nessas categorias, o concorrente poderá optar por preencher um campo específico para a defesa dos requisitos que a(s) embalagem(ns) traz(em) na contribuição para reduzir perdas e desperdício de alimentos.
Ao fazer isso, a embalagem também irá concorrer, automaticamente e sem custo adicional, à categoria especial "Embalagem para redução de perdas e desperdício de alimentos", que será avaliada por um corpo de jurados especialista no tema.
Confira os vencedores das outras edições e fotos da cerimônia